Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Atos 2:44

Discipulado

Jesus, aproximando- se, falou- lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando- os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. (Mateus 28.18-20)

O Discipulado é o resultado do mandato de Jesus para sua igreja. Ou seja, todo cristão deve viver como um discípulo e precisa fazer outros discípulos.

No processo do discipulado, as pessoas que são alcançadas e transformadas pelo evangelho, devem ser conduzidas a maturidade cristã. O que chamamos de maturidade cristã a luz da Bíblia? É o resultado de passos importantes que todo cristão precisa dar como seguidor de Jesus. Entre eles estão;

1- Ter uma vida devocional diária, com leitura bíblica e oração!

2- Testemunhar e professar publicamente sua fé.

3- Estar engajado e comprometido com missão da igreja.

4- Possuir a capacidade de tomar decisões a partir de uma cosmovisão bíblica.

5- Estar envolvido no processo de fazer outros discípulos.

Logo, o discipulado é deve ser um processo natural na vida do cristão. Como é o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano, que sai da infância e vai a fase adulta, assim, o discipulado conduz o novo convertido ao aperfeiçoamento da vida cristã.

O formato atual do discipulado em nossa igreja consiste em dois grandes formatos:

1º Formato é o discipulado 1 a 1 utilizando os materiais:
Livro Maravilhoso e Bom Deus (etapa 1)
Videos sobre doutrinas e simbolos de fé da IPB (etapa 2), normalmente aplicado aos irmãos que não chegam na comunidade vindos de outra igreja Presbiteriana
Aplicação do Teste de Dons
Livro Maravilhosa e Boa Vida (etapa 3)
Livro Maravilhosa e Boa comunidade (etapa 4).

A explicação resumida desse processo, pode ser encontrada nesse link!() Como poderá ver, além do uso desses materiais (livros e videos) a ideia é que o discipulando passe pelo teste de dons e ao crescer em sua caminhada naquilo que o Senhor o tem chamado, se torne um Discípulo que cuida de outras pessoas e serve ao Reino.

2º Formato é o acompanhamento em Mentoria 1 a 1.
Já apresentado no video, a mentoria resumidamente visa
a) cuidar de um discípulo que cuida de outros e/ou
b) mover intencionalmente um cristão que ainda não alcançou o nível de maturidade de discípulo e que ainda não cuida de outtras pessoas a crescer e amadurecer em sua caminhada.

Quando um Discipulo assume o papel de cuidar de outro e reproduz o discipulado entendemos biblicamente que o discipulado está sendo eficaz, como Barnabé -> Paulo -> Timóteo.

Isso deixa claro para nós que o processo nunca termina. Discípulos que fazem discípulos que fazem outros discípulos. Seguindo assim o mandato de Jesus.

Quer conhecer mais? Fale conosco!

Líder: Presb. Lucas Avila.